Canindé de São Francisco em emergência: o que isso significa para a cidade?
Prefeitura pode receber recursos federais para enfrentar estiagem
MUNICÍPIO
Por Amanhecer FM | 10/03/2025 | Foto: Divulgação


O município de Canindé de São Francisco teve sua situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (7).
Com esse reconhecimento, a prefeitura agora pode solicitar ajuda financeira do governo federal para medidas de apoio à população, como distribuição de cestas básicas, água potável, alimentação para trabalhadores e voluntários, além de kits de higiene e limpeza.
De acordo com o MIDR, o estado de Sergipe tem atualmente 12 reconhecimentos de emergência em vigor, sendo sete por estiagem, quatro por seca e um por chuvas intensas.
As cidades que entram em situação de emergência ou calamidade pública podem pedir recursos ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A liberação dos valores depende da análise dos planos enviados pelas prefeituras, e, uma vez aprovados, os recursos são oficializados no Diário Oficial da União.
